
Redação de conteúdos
Redação de conteúdos (ou content writing) é um serviço que pode envolver a escrita de artigos, a realização de entrevistas ou a produção de outro tipo de textos com o propósito de informar e/ou entreter.
Distingue-se do copy writing, na medida em que este tem tipicamente como resultado textos mais curtos e assumidamente comerciais, para publicidades ou redes sociais, enquanto o content writing se destina sobretudo a publicações impressas (como revistas, livros e brochuras) e a projetos de âmbito digital mais alargado (como blogues).
É importante ter em conta que escrever para um formato impresso não é o mesmo que escrever para um formato digital.
Os textos para projetos físicos devem considerar não só os constrangimentos de espaço, mas também a natureza potencialmente intemporal (ou, pelo menos, mais duradoura) dos conteúdos produzidos. Devem também tirar partido das possibilidades que a paginação oferece para construir vários níveis simultâneos de leitura, por exemplo através de caixas informativas acessórias aos textos “principais”.
Por sua vez, os projetos digitais modernos exigem uma escrita mais simples, com parágrafos curtos, hiperligações, títulos otimizados e outros cuidados gerais de SEO. O principal objetivo da redação digital é, precisamente, tornar os conteúdos acessíveis a potenciais leitores através dos principais motores de pesquisa — até porque a concorrência é tanta que nem sempre é fácil surgir na primeira página do Google.
É igualmente importante compreender que uma estratégia de conteúdos eficaz não passa apenas pela qualidade dos textos, mas por todo o contexto nos quais estes são inseridos.
Para quem se destina o serviço de redação?
O serviço de redação de conteúdos destina-se tipicamente a marcas que pretendam reforçar o seu posicionamento numa determinada área através da publicação de conteúdos úteis, informativos e especializados.
Como se processa?
O serviço de redação começa com a clarificação do objetivo de um determinado conteúdo (ou série de conteúdos), o seu público-alvo, o formato a que se destina, a dimensão (número de caracteres), os prazos de entrega e outros elementos potencialmente relevantes.
Os textos e entrevistas a desenvolver podem destinar-se a projetos já existentes ou a novos projetos. A escolha dos temas (e das keywords) a explorar pode ficar a cargo do redator ou estar já previamente pensada pela marca. Todos estes fatores devem, contudo, ficar esclarecidos entre ambas as partes antes de o redator passar à preparação de um orçamento.
No final do processo, o redator envia ao cliente um documento (Word ou Pages) com o conteúdo acordado. O cliente terá, então, alguns dias para validar o trabalho. Após este período, é admissível uma fase de emendas.
Quanto custa?
O preço da redação de conteúdos depende, naturalmente, do tipo de conteúdos pretendidos, bem como da sua dimensão, prazo e especialização. A quantidade é outro fator relevante, na medida em que o preço individual da escrita de um artigo é sempre superior ao preço individual da escrita de um “lote” de artigos. Consoante o projeto, poderá ainda acordar-se uma avença para a escrita de um determinado número de conteúdos por mês, por exemplo.
Procura um redator de conteúdos?
Enquanto redator de conteúdos, escrevi milhares de artigos e entrevistas para revistas, blogues e outras publicações, várias das quais premiadas, detidas por marcas como FNAC, CUF, Médis, Zurich, BiG ou Angelini.