
Consultoria Editorial
Consultoria editorial é um serviço através do qual se fornece orientação personalizada a fim de suprir necessidades concretas de comunicação ou alcançar determinados objetivos de cariz editorial. Pode assumir duas vertentes:
Análise estratégica
Diagnóstico de um projeto editorial já existente e aconselhamento prático em relação a potenciais melhorias a implementar
Proposta estratégica
Recomendação de conteúdos, formatos e/ou processos de trabalho para alcançar os objetivos de comunicação estabelecidos
Para quem se destina a consultoria editorial?
O serviço de consultoria editorial destina-se tipicamente a marcas que pretendam melhorar a sua comunicação através do lançamento de produtos editoriais como revistas, livros, blogues ou outras publicações.
Como se processa?
O serviço de consultoria editorial tem início com uma sessão de clarificação com o cliente, tipicamente por telefone ou videochamada, embora também possa ocorrer simplesmente através da troca de e-mails.
Nesta sessão, é essencial que o cliente indique o seu objetivo de comunicação, o público-alvo que pretende alcançar, potenciais recursos, restrições e/ou obstáculos, prazos a cumprir e outras informações potencialmente relevantes.
No seguimento desta conversa e de uma análise aprofundada ao caso, ser-lhe-á enviado um documento detalhado com recomendações de ações, bem como eventuais próximos passos.
Quanto custa?
O serviço de consultoria editorial pode assumir diferentes ordens de valores, consoante o âmbito geral (diagnóstico e/ou nova proposta), a magnitude do desafio, os prazos estabelecidos, etc. O orçamento é, por isso, apresentado após o primeiro contacto.
Procura um consultor editorial?
Enquanto consultor editorial, ajudei a criar e desenvolver dezenas de revistas, blogues, livros e outras publicações, várias das quais premiadas, para marcas como FNAC, CUF, Médis, Zurich, BiG, Continente, LACS, Angelini ou Unicre.