Luciana Ribeiro
Luciana Ribeiro é atriz, encenadora e locutora. Com uma carreira consolidada no teatro, na televisão e no cinema, tem desenvolvido o seu trabalho em diferentes áreas das artes performativas, conciliando a interpretação com a formação e a criação artística.
Nascida no Fundão, a 7 de janeiro de 1976, Luciana Ribeiro iniciou o percurso académico na área de Ciências Farmacêuticas, mas rapidamente descobriu a verdadeira vocação: a atuação. Transferiu-se, por isso, para o curso de Teatro – Formação de Atores, da Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo concluído a licenciatura em 2000 e sido distinguida, pelo meio, com duas bolsas de mérito por parte do Instituto Politécnico de Lisboa.
A sua estreia profissional aconteceu em 1999, no espetáculo Eleanor Marx, escrito e encenado por Graça P. Corrêa, no Centro Cultural de Belém. Desde então, tem trabalhado com algumas das mais importantes companhias teatrais portuguesas, entre as quais: Teatro da Comuna, Teatro Nacional D. Maria II, Escola de Mulheres, TEC – Teatro Experimental de Cascais, Companhia Cepa Torta, Teatro São Luiz, Plano 6, Bica Teatro, Companhia de Teatro Industrial e Cultural Kids. Participa também nos mais diversos projetos de televisão e cinema.
Além do trabalho como atriz e encenadora, Luciana Ribeiro é letrista e professora de Voz e de Interpretação, tendo lecionado em várias escolas e empresas. É ainda locutora, função que a tem levado a emprestar a voz a inúmeras campanhas para marcas como Peugeot, Credibom, CUF, The Fork, O Boticário, Banco CTT, Schweppes ou TAP Air Portugal.
Portefólio de Luciana Ribeiro: Atriz de Teatro
|
ANO 1885_652dac-2c> |
ESPETÁCULO 1885_0bbfbb-86> |
ENCENAÇÃO 1885_d68a1e-bd> |
TEXTO 1885_ee17f2-4a> |
|---|---|---|---|
|
1999 1885_b3aa8f-90> |
Eleanor Marx 1885_f7f8f2-40> |
Graça P. Corrêa 1885_8a1a59-25> |
Graça P. Corrêa 1885_c4d7a4-51> |
|
2000 1885_910709-23> |
Azul 25 1885_521d19-bb> |
João Mota 1885_472c96-09> |
Vários 1885_0e9112-32> |
|
2000 1885_38d64f-9e> |
Hormonas, Coração e Órgãos Afins 1885_3bb292-6b> |
Sérgio Calvinho 1885_6c5267-64> |
Vários 1885_2c5163-c4> |
|
2000 1885_1b3e8e-13> |
Lianor no País Sem Pilhas 1885_cd0dc6-23> |
João Mota 1885_5d2907-3b> |
Armando N. Rosa 1885_8dbe32-85> |
|
2001 1885_6683fb-ee> |
Ubu na Comuna 1885_ac9300-00> |
João Mota 1885_e52e28-a6> |
Alfred Jarry 1885_32b171-ad> |
|
2001 1885_db4990-81> |
2001: Meninas ao Espaço 1885_c3cf47-5b> |
Carlos Paulo 1885_d4eaf4-e6> |
Carlos Paulo 1885_292c4c-c8> |
|
2002 1885_fc21c7-b8> |
Era Uma Vez… Quatro! 1885_51a7ad-7c> |
João Mota 1885_c9dae2-0b> |
António Torrado 1885_a5ae68-57> |
|
2002 1885_9a6818-2f> |
As Páginas Arrancadas 1885_b5b308-fa> |
João Mota 1885_f30d50-cb> |
Luiz Francisco Rebello 1885_363714-37> |
|
2002 1885_611b46-1b> |
Categoria 3:1 1885_5609d5-b1> |
Álvaro Correia 1885_6beeb3-d1> |
Lars Norén 1885_3a19c4-78> |
|
2003 1885_466cf2-be> |
Jornada para a Noite 1885_afd8ce-f8> |
João Mota 1885_302de3-23> |
Eugene O’Neill 1885_472805-44> |
|
2003 1885_517460-47> |
Auto da Alma 1885_e273f4-79> |
João Mota 1885_75c0c8-91> |
Gil Vicente 1885_b65db1-eb> |
|
2004 1885_c480f3-9a> |
Dez Dedinhos nas Mãos, Nove Dedinhos nos Pés 1885_9828cb-26> |
Alfredo Brissos 1885_b8f19c-af> |
Sue Townsend 1885_0be4dc-fc> |
|
2004 1885_038f52-b7> |
Trasteiro 1885_b24771-1e> |
Maria Belo Costa 1885_7b1c86-00> |
Maria Belo Costa, Laura Bañuelos 1885_2e545e-47> |
|
2004 1885_b32fd0-4f> |
Clandestinos 1885_d53d29-34> |
Paulo Patraquim 1885_2ee5e2-72> |
Texto coletivo 1885_d4c718-db> |
|
2004 1885_f5a1d7-6c> |
Ler, Ouvir e Contar 1885_ef0c93-42> |
Paulo Patraquim 1885_3694af-63> |
António Torrado 1885_1e25a5-fa> |
|
2004 1885_c7fc2d-2d> |
Três Estórias e Uma Canção 1885_0b310a-45> |
Paulo Patraquim 1885_62377a-14> |
Margarida Fonseca Santos 1885_ed6c44-d7> |
|
2005 1885_d0a459-78> |
A Caixa e Outras Estórias 1885_76bf23-88> |
Encenação coletiva 1885_8bdc20-55> |
Sérgio Godinho 1885_9084d2-1e> |
|
2005 1885_013ccd-6f> |
As Aventuras de Pedro Malasartes 1885_8a88eb-5c> |
Encenação coletiva 1885_61e6ff-83> |
Luísa Ducla Soares 1885_461199-7d> |
|
2005 1885_71c543-3f> |
Tadinho, Tadinho 1885_be543d-e3> |
Encenação coletiva 1885_76a969-9a> |
Alice Vieira 1885_2bf58d-8f> |
|
2005 1885_282381-6a> |
A Rã que Queria Ser Gorda Como um Boi 1885_7127b0-4a> |
Ana Sofia Paiva 1885_1d0def-82> |
Luís Carlos Patraquim a partir de Jean de La Fontaine 1885_044fd3-ba> |
|
2005 1885_40adc0-23> |
X-Tudo 1885_3fe742-bd> |
Encenação coletiva 1885_605fc7-cb> |
Texto coletivo 1885_7b56ab-8d> |
|
2006 1885_d28c02-cc> |
D’Abalada 1885_ce4368-66> |
Ana Tamen 1885_67cb58-44> |
Luís Carlos Patraquim, Ana Sofia Paiva, Luciana Ribeiro, Sofia Cabrita 1885_510950-33> |
|
2006 1885_3f03d9-cc> |
Fuera, Fora, Dehors! 1885_312371-8f> |
Pedro Álvarez-Ossorio 1885_a2d44a-05> |
Isabel Medina, Jean-Luc Paliès, Rachid Mountasar, Pedro Álvarez-Ossorio 1885_09e998-dd> |
|
2007 1885_2180e2-93> |
O Corvo e a Raposa 1885_64765a-90> |
Ana Sofia Paiva 1885_4460a8-d2> |
Sérgio Godinho a partir de Jean de La Fontaine 1885_89fc90-dd> |
|
2007 1885_5d6029-1a> |
1, 2, 3: Uma Colher de Cada Vez 1885_fca6a2-f4> |
Cláudio Figueira, Carlos Artur Thirré 1885_10f62a-14> |
Cláudio Figueira 1885_1cca52-ce> |
|
2008 1885_9de8b7-6b> |
O Canto da Rosa 1885_8e6147-f7> |
Ana Sofia Paiva 1885_10be31-b3> |
Texto coletivo 1885_ac7cfc-e1> |
|
2008 1885_761c14-eb> |
A Afilhada de Santo António 1885_780e03-b4> |
João Mota 1885_db69b0-ad> |
António Torrado 1885_ea768c-81> |
|
2009 1885_1a822d-82> |
Eli, a Elefanta Bebé 1885_d43ca5-aa> |
Carlos Artur Thirré, Carlos Figueira 1885_78430b-b0> |
Ana Rangel 1885_c5cce0-c4> |
|
2009 1885_b5ab00-76> |
O Resto é Silêncio 1885_0bdc1e-3b> |
João Ascenso, Solange Santos 1885_199cea-a2> |
José Lobato a partir de Anton Tchekhov 1885_4c4ccd-c7> |
|
2009 1885_569ec9-b1> |
O Mundo dos Sonhos 1885_6bc0d9-23> |
Carlos Artur Thirré 1885_5a7577-97> |
Ana Rangel, João Ascenso 1885_a3891a-43> |
|
2010 1885_3751e1-67> |
Jardim Suspenso 1885_46e696-c0> |
Alfredo Brissos 1885_0ecdb9-46> |
Abel Neves 1885_797d17-74> |
|
2010 1885_60706f-04> |
O Canto da Rosa 1885_4fd1f9-f8> |
Ana Sofia Paiva 1885_666c7f-2a> |
Texto coletivo 1885_be663f-ca> |
|
2010 1885_ee6162-72> |
Bzz, Bzz, Bzz: A União Faz a Força 1885_752625-e3> |
Carlos Artur Thirré 1885_924397-72> |
Carlos Artur Thirré 1885_858cf4-d7> |
|
2011 1885_722a38-ee> |
Canela, Ovos e Verdade: A Receita da Amizade 1885_05aee2-37> |
Carlos Artur Thirré 1885_9a7f48-fd> |
Ana Rangel, João Ascenso 1885_da219a-0f> |
|
2012 1885_c79df3-bb> |
Os Dias Voltarão a Correr o Calendário 1885_96ff3b-bd> |
Frederico Salvador 1885_a1605a-c7> |
Ana Sim Sim 1885_6a3d9c-88> |
|
2012 1885_47b0f1-5c> |
Viagem pelo Corpo Humano 1885_980012-ea> |
Cláudio Hochman 1885_c0bcac-49> |
Ana Rangel 1885_f075fb-1a> |
|
2013 1885_e25a17-d8> |
Quando Eu For Grande, Quero Ser… 1885_8b4336-48> |
Carlos Artur Thirré 1885_765b1b-5b> |
Ana Rangel 1885_875cef-bc> |
|
2014 1885_51db52-c5> |
Auto da Barca do Inferno 1885_e8ab7c-61> |
António Feio, Sónia Aragão 1885_ef0cdd-1c> |
Gil Vicente 1885_326fb8-68> |
|
2014 1885_9e3e28-01> |
Misterman 1885_5a48ee-72> |
Elmano Sancho 1885_2500ec-24> |
Enda Walsh 1885_e13dee-65> |
|
2014 1885_2cb731-07> |
Um Tesouro do Tamanho do Mundo 1885_8608ec-d8> |
Matilde Trocado 1885_693375-ad> |
Ana Rangel 1885_d975c7-fa> |
|
2015 1885_2162cf-d8> |
Farsa de Inês Pereira 1885_050d78-fb> |
João Ascenso 1885_333697-7e> |
Gil Vicente 1885_ed25b0-14> |
|
2015 1885_fc79b0-30> |
Uma História do Outro Mundo 1885_e5f1e0-53> |
António Terra 1885_616714-b2> |
Ana Rangel 1885_15fc79-98> |
|
2016 1885_9b4c0f-f2> |
Fada Oriana 1885_0da718-e8> |
João Ascenso 1885_094f8e-06> |
Sophia de Mello Breyner Andresen 1885_b1c694-72> |
|
2016 1885_313f7b-a5> |
A Incrível Fábrica dos Oceanos 1885_ef308f-96> |
Carlos Artur Thirré 1885_2ef84b-8e> |
Ana Rangel 1885_d92cec-ae> |
|
2017 1885_610c23-2e> |
Assalto às Lancheiras 1885_7b4ec5-2b> |
Miguel Thiré 1885_4adeb4-03> |
Ana Rangel 1885_3b8490-22> |
|
2021 1885_6e9931-34> |
Beatrix Cenci 1885_0d1a06-a1> |
Graça P. Corrêa 1885_42a29e-b0> |
Graça P. Corrêa 1885_557fab-88> |
|
2022 1885_01abe2-a1> |
As Presidentes 1885_349862-88> |
André Maia, Filipe Abreu 1885_a56a72-8e> |
Werner Schwab 1885_4e3242-4a> |
|
2023 1885_594356-2f> |
O Engraxador 1885_57f075-3f> |
João Mota 1885_49757b-f8> |
António Torrado 1885_bea34c-8c> |
|
2023 1885_c62b71-da> |
As Alegres Comadres de Windsor 1885_55f7bc-c0> |
João Mota 1885_cfe9b5-77> |
William Shakespeare 1885_1afa32-ac> |
|
2024 1885_76e1e4-fd> |
Konrad, ou O Rapaz Que Saiu de Uma Lata de Sardinhas 1885_d158f7-b7> |
Miguel Maia 1885_3af8c0-5c> |
Miguel Maia a partir de Christine Nöstlinger 1885_7788da-9e> |
|
2025 1885_fb0988-fc> |
O Meu Nome é Ópera 1885_c932b7-e3> | 1885_62bf2d-12> | 1885_782282-7d> |
Portefólio de Luciana Ribeiro: Atriz de Televisão
|
ANO 1885_3ff6a0-24> |
TÍTULO 1885_ddcea2-7c> |
ESTAÇÃO 1885_ccba7e-dc> |
NOTAS 1885_9270b1-5f> |
|---|---|---|---|
|
1999 1885_29f0c1-34> |
Jornalistas 1885_d86305-13> |
SIC 1885_fccd34-35> | 1885_ce5209-21> |
|
2002 1885_257833-d9> |
O Último Beijo 1885_739e58-b5> |
TVI 1885_a45b01-56> | 1885_072eac-68> |
|
2003 1885_666e54-01> |
Saber Amar 1885_e2917b-b0> |
TVI 1885_1ab738-c6> | 1885_f4814b-d1> |
|
2004 1885_48f787-e4> |
Queridas Feras 1885_8cd4c0-b9> |
TVI 1885_d08304-6b> | 1885_a7bbe2-f6> |
|
2007 1885_708fe5-e9> |
Ilha dos Amores 1885_e7dc9f-b0> |
TVI 1885_53382c-2b> | 1885_60f6da-1e> |
|
2007 1885_7fb11a-7b> |
Conta-me Como Foi 1885_801e53-5a> |
RTP 1885_ca7bb2-52> |
Voz-off e locuções 1885_ee8887-f3> |
|
2008 1885_0016cf-54> |
Liberdade 21 1885_2cad0e-68> |
RTP 1885_c091c5-83> | 1885_dcd5b4-77> |
|
2008 1885_17fb4b-9d> |
Olhos nos Olhos 1885_c0b73d-5f> |
TVI 1885_44d42c-27> | 1885_dd7010-8d> |
|
2009 1885_c05d85-3a> |
Ele é Ela 1885_7cafd8-ea> |
TVI 1885_349c1a-37> | 1885_9285b0-c9> |
|
2010 1885_5d5fd3-6f> |
Mar de Paixão 1885_1d49f3-eb> |
TVI 1885_0bd98d-b7> | 1885_71184e-25> |
|
2019 1885_e97f80-9d> |
Alma e Coração 1885_f0b389-06> |
SIC 1885_36a4e5-14> | 1885_86f71d-c4> |
|
2020 1885_e55a10-f7> |
Amor Amor 1885_4302c4-05> |
SIC 1885_c25af6-ca> | 1885_feb94b-88> |
|
2021 1885_0ebfc2-33> |
Bem Me Quer 1885_280174-b7> |
TVI 1885_2a084d-4b> | 1885_012052-5c> |
|
2023 1885_c86c98-8d> |
Toda a Gente Me Diz Isso 1885_9888b4-88> |
TVI 1885_c387e5-47> | 1885_0fcb8e-98> |
|
2024 1885_32d186-45> |
Festa é Festa 1885_1113e3-88> |
TVI 1885_681189-ad> | 1885_5b0940-35> |
|
2024 1885_c2feef-72> |
A Promessa 1885_6d97c8-9d> |
SIC 1885_cd3eab-0f> | 1885_276819-46> |
|
2024 1885_556d90-ac> |
A Herança 1885_f28da9-07> |
SIC 1885_a1aacf-d6> | 1885_1d47ab-17> |
|
2025 1885_71e089-99> |
Vitória 1885_d97a44-96> |
SIC 1885_06e86b-dd> | 1885_3f430d-97> |
Portefólio de Luciana Ribeiro: Atriz de Cinema
|
ANO 1885_6a8388-c1> |
FILME 1885_6ea5dd-67> |
REALIZAÇÃO 1885_3ba16a-e4> |
ARGUMENTO 1885_5ba7f5-90> |
|---|---|---|---|
|
2008 1885_5041a6-2a> |
1.ª Vez 16 mm 1885_49c1aa-ae> |
Rui Goulart 1885_6baf6b-2f> |
Rui Goulart 1885_c5b8fd-81> |
|
2009 1885_df4fd5-a2> |
O Último Dia 1885_d63690-e1> |
Andrea Lioy 1885_44aa46-26> |
Andrea Lioy 1885_47dc5d-0d> |
|
2011 1885_19ef4b-af> |
Illudo 1885_f89e46-0d> |
Helena Ramos 1885_b55162-3d> |
Helena Ramos 1885_28f294-96> |
|
2012 1885_a0e223-cd> |
Marcas Soltas 1885_417c65-34> |
Luís Rodrigues 1885_e6004e-a2> |
Luís Rodrigues 1885_0ede15-5e> |
|
2012 1885_1b3a0b-fa> |
75 cl 1885_de6558-9d> |
Gonçalo Nuno de Souza 1885_2db6f2-dc> |
Gonçalo Nuno de Souza 1885_480236-bf> |
|
2016 1885_769661-75> |
São Jorge 1885_a78d41-45> |
Marco Martins 1885_a7b888-48> |
Marco Martins, Ricardo Adolfo 1885_1f9aa1-c8> |
Portefólio de Luciana Ribeiro: Encenadora
|
ANO 1885_e64945-21> |
ESPETÁCULO 1885_caaf2f-86> |
TEXTO 1885_3fc4c0-bf> |
FUNÇÃO 1885_b06798-af> |
|---|---|---|---|
|
2002 1885_005f88-ed> |
Categoria 3:1 1885_1468d4-fd> |
Lars Norén 1885_16ecdb-5b> |
Assistente de encenação 1885_6629e0-f8> |
|
2003 1885_c7f47b-19> |
Bão Preto 1885_997df2-65> | 1885_fc3ce0-d3> |
Assistente de encenação 1885_9c3f13-54> |
|
2003 1885_2c6d0f-d9> |
Um Bicho na Lua 1885_f8091a-2d> |
Richard Kalinovsky 1885_f1394e-10> |
Assistente de encenação 1885_d392ac-75> |
|
2009 1885_78a354-94> |
A Dona da História 1885_e80cc0-c0> |
João Falcão 1885_b04851-d5> |
Assistente de encenação 1885_d72f6f-bb> |
|
2010 1885_371df6-db> |
Jardim Suspenso 1885_e5b930-50> |
Abel Neves 1885_fe006d-02> |
Assistente de encenação 1885_fa8b57-e9> |
|
2013 1885_9984a0-3d> |
Sonho de Uma Noite de Verão 1885_fecb45-5f> |
William Shakespeare 1885_76a37b-d3> |
Encenadora 1885_bb9fd6-a3> |
|
2013 1885_a2f3d5-81> |
Rei Ubu 1885_3df4c6-05> |
Alfred Jarry 1885_c783e1-b4> |
Encenadora 1885_f9c3a0-1a> |
|
2014 1885_46adfd-8d> |
Misterman 1885_24e397-c9> |
Enda Walsh 1885_a28af2-b5> |
Assistente de encenação 1885_027eb5-e7> |
|
2016 1885_523902-c5> |
Daqui Ninguém Entra 1885_36c32b-49> |
Vasco Gato 1885_e41a9e-cd> |
Encenadora 1885_271c0a-f7> |
|
2017 1885_c3ed2b-19> |
Exercícios Sobre Liberdade 1885_5f3471-3e> | 1885_ad9b94-c0> |
Encenadora 1885_1a8edc-3a> |
|
2018 1885_724ad9-cd> |
O Rinoceronte 1885_3dacd0-3f> |
Eugène Ionesco 1885_67454f-19> |
Encenadora 1885_3b8a53-34> |
|
2022 1885_777b28-62> |
Todas as Cartas de Amor São Ridículas 1885_51b46c-d8> |
Fernando Pessoa, Ofélia Queiroz, Mário de Sá Carneiro, Diana Canha 1885_0e0f65-c6> |
Encenadora 1885_7767a4-4c> |
Luciana Ribeiro na imprensa
“Quando estou a fazer teatro, nada mais importa, nada mais existe, apenas aqueles momentos, cada um único, cada um irrepetível, por mais repetido que seja.”
— Entrevista ao Todos Giram
“Essa cantinela não apanha desprevenida a atriz Luciana Ribeiro, cuja adaptação e encenação certeiras do texto do incontornável dramaturgo Eugène Ionesco mantêm íntegros o sentido de vigilância que aquele encerra.”
— Crítica do Vida Conversável a O Rinoceronte
“Quanto mais apertadas as fronteiras em que nos fechamos, maior o nosso desejo de que alguém as transponha.”
— Entrevista ao Observador a propósito de Daqui Ninguém Entra
“A encenação de Luciana Ribeiro serve-se bastante fria. Mulher e homem fazem do ritmo das palavras um tremor, não é certo que estejam os dois ali, ao mesmo tempo, como se nada pudesse ser natural.”
— Crítica do Sol a Daqui Ninguém Entra
“Um boneco magnífico interpretado por Luciana Ribeiro. É o grande momento deste espetáculo que, só por si, vale uma ida à Comuna.”
— Crítica do Público a 2001: Meninas ao Espaço























