Portefólio resumido de Tiago Matos enquanto escritor e argumentista

Projetos premiados

Trauma

Longa-metragem (por produzir)

Sinopse

Joana não é feliz. Sente-se pouco mais do que uma marioneta, eternamente submissa ao pai, aos amigos e a uma tragédia do passado que insiste em assombrá-la. Mas as coisas podem mudar, porque o amor cura tudo. Ou pelo menos é essa a sua esperança ao combinar um encontro com Alexandre, um homem mais velho que conheceu online. Joana vê em Alexandre a solução para todos os seus problemas, mas e se o seu príncipe encantado não passar de um monstro?

Distinção

  • Prémio MotelX Guiões 2023

Apreciação dos jurados

Pelo ambiente claustrofóbico patente em cada página, pela narrativa opressiva que promete manter o diálogo entre espectador e filme muito além da sala de cinema, pelo contexto que, por certo, irá inspirar debate entre o público e pelo retrato ora realista, ora com traços de sobrenatural, que apresenta da violência, do tortuoso percurso da vítima e das questões relativas a saúde mental, o júri decidiu, por unanimidade, nomear Trauma, de Tiago Matos, como o vencedor do Prémio MotelX Guiões 2023.

A Estranha Criatura que Invadiu a Casa do Sr. Xavier

Conto (por publicar)

Sinopse

Toda a gente sabe que o Sr. Xavier é um homem extremamente organizado. Um especialista em arrumação que não suporta ver o mais pequeno objeto fora do lugar. Mas o que acontece quando, uma noite, vê a sua casa invadida por uma criatura com focinho de gato, pernas de rã e braços de chimpanzé? Será capaz de encontrar o sítio certo para ela? Ou necessitará de mudar toda a sua ideia em relação ao mundo?

Distinção

  • Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2023

Mare Nostrum

Curta-metragem (por produzir)

Sinopse

Após um incidente de inesperada violência, quatro jovens fugitivas veem a amizade que as une posta à prova e em risco de assumir uma natureza mais sinistra.

Distinção

  • Short/Age Novos Argumentos

Projetos Estreados

Holofote

Curta-metragem, 2024

Sinopse

Uma jovem atriz tem a oportunidade da sua vida para se fazer notar no meio artístico. Antes disso, porém, precisará de vencer os seus medos numa tenebrosa audição com um encenador abusivo.

Nomeações

  • Prémio MotelX Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024
  • Grande Prémio Joaquim de Almeida (Ymotion) 2024
  • Filmin Revoluções Curtas 2024
  • Festival A Mi Kultúránk (Hungria) 2025
  • Golden FEMI Film Festival (Bulgária) 2025
  • Prémio Berço D’Ouro (Filmes aos Montes) 2025

Ficha técnica

Elenco: Joana Coelho, Rui Porto Nunes · Realização: Camilla Ciardi · Assistente de realização: Mariana Morais · Argumento: Tiago Matos · Produção executiva: David Matos · Direção de produção: Emma Santos · Chefe de produção: David Matos · Assistentes de produção: Ana Marta Ferreira, João Guerreiro · Direção de fotografia: Claudia Moreno · Assistentes de imagem: Rodrigo Reis, Francisco Fernandes · Fotografia BTS: Rafaela Lopes · Direção de som: Ricardo Barrileiro · Perchista: Ana Camilo · Edição e mistura de som: Guilherme Figueiredo · Design de som: Guilherme Figueiredo · Banda sonora: Ricardo Barrileiro, Guilherme Figueiredo · Direção de arte: Rafael Bernal · Assistente de arte: Ana Marta Ferreira · Guarda-roupa: Maria Abreu · Maquilhagem e cabelo: Ana Barroso · Chefe eletricista: Rodrigo Leocádio · Assistente de iluminação: Lourenço Guedes · Montagem: David Matos · Correção de cor: Claudia Moreno · Design gráfico: Gabriel Jaime

Uma linguagem sensível e, ao mesmo tempo, provocadora.

Município de Chaves

O Meu Nome é Ópera

Teatro, 2025

Sinopse

Se lhes fosse dada a palavra, que histórias teriam para contar algumas das mais emblemáticas personagens femininas da ópera? Que verdades revelariam? Que desabafos? Num espetáculo intimista que combina música clássica com leitura encenada, Rosina Almaviva (O Casamento de Fígaro), Micaëla (Carmen), Manon Lescaut (Manon) e Dido (Dido e Eneias) oferecem uma nova perspetiva sobre o papel da mulher no repertório operático.

Exibições

  • Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros (02/05/25)
  • Centro Cultural de Chaves (03/05/25)
  • Fórum Cultural de Alcochete (23/05/25)
  • Centro Cultural Gil Vicente (14/06/25)
  • Lisboa Incomum (23/06/25)
  • Centro de Artes e Espetáculos Figueira da Foz (13/07/25)

Ficha técnica

Com: Helena Vasques (pianista), Luciana Ribeiro (atriz), Marina Pacheco (cantora) [V1]; Helena Vasques (pianista), Alexandra Sargento (atriz), Paula Dória (cantora) [V2] · Participação especial: Ariana Russo [V2] · Compositores: Bizet, Massenet, Mozart, Purcell, Jaime Reis, Sara Ross · Texto: Tiago Matos

Necessita de um escritor ou argumentista?

Aproveite igualmente para consultar alguns dos meus trabalhos enquanto redator, editor e revisor: